Featured Posts

Calorias X Qualidade Nutricional

February 15, 2016

As pessoas estão sempre muito preocupadas com as calorias dos alimentos. É preciso estar atento ao valor energético de determinado alimento, mas mais importante que isso, é saber sua composição nutricional.

É importante considerar a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras (saturada monoinsaturada ou poli-insaturada), fibras, sódio, entre outros.

 

É comum, no consultório, o paciente ficar ansioso com relação à quantidade de calorias que terá seu Plano Alimentar. O Plano Alimentar é personalizado, elaborado conforme a individualidade de cada paciente, porém procuro conscientizá-lo de que, além de considerar as calorias, preocupo principalmente com a qualidade dos nutrientes ali distribuídos.

 

Não é simplesmente diminuir a quantidade de calorias para que ocorra a perda de peso. Não se trata somente de reduzir a quantidade de pão com manteiga, do leite com achocolatado, do arroz com feijão, da goiabada e do salgado frito, e assim atingir a quantidade de calorias diárias que o indivíduo precisa. Dieta dos pontos não funciona. É preciso adequar a quantidade de nutrientes para cada indivíduo, reduzir alimentos pouco nutritivos, com calorias vazias e fornecer nutrientes de alta qualidade. E não canso de dizer, SOMOS O QUE COMEMOS, não há outra forma de adquirirmos a maior parte dos nutrientes que necessitamos a não ser pela alimentação.

Por isso que muitas pessoas, apesar de não estarem acima do peso, não estão satisfeitas com a forma física. Queixam-se de gordurinhas localizadas, flacidez, celulite… ou seja, a composição corporal não está adequada, e isso é reflexo da má qualidade dos alimentos ingeridos.

 

A questão é simples; dois alimentos podem ter a mesma quantidade de calorias, porém apresentam nutrientes diferentes. Eles devem ser considerados de formas distintas.

 

Observem que um Kit Kat (porção de 45g), equivale a um combo composto por 1 iogurte grego zero + 1 banana + 1 colher de sopa de aveia + 3 castanhas-do-pará. Conforme a tabela apresenta, as duas opções contêm a mesma quantidade de calorias, mas são diferentes em nutrientes. O combo apresenta maior quantidade de proteínas e fibras, e menor quantidade de gorduras totais e saturadas, sendo rico em gorduras monoinsaturadas.

 

Uma alimentação saudável, capaz de fornecer nutrientes adequados para o organismo, faz um verdadeiro milagre: melhora a pele, os cabelos, o humor, previne doenças, aumenta a disposição, melhora a performance física e consequentemente proporciona uma melhor qualidade de vida.

Please reload

Boa alimentação no fim de ano

December 21, 2017

1/10
Please reload

Recent Posts

January 3, 2018

December 30, 2017

December 26, 2017

December 21, 2017

December 20, 2017

December 15, 2017

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Social Icon

Rua: Rodrigues da Cunha, 92 Bairro: Martins - Uberlândia - MG Fone: (34) 3236-8151 - derma@marianehanna.com.br