Eczema

 

O Eczema é uma forma de dermatite que se apresenta como uma irritação na pele, a qual fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas. Esta doença causa muita coceira e está principalmente relacionada com processos alérgicos.

 

Eczema de Contato ocorre pela ação direta de um agente irritativo ou que causa alergia sobre a pele e desencadeia uma reação inflamatória. Inicialmente, a pele se apresenta vermelha, inchada, formando vesículas, bolhas e secreção, mais tarde pode ocorrer formação de crostas, descamação e mesmo o espessamento da pele. A coceira está presente em todas as fases, e pode ser discreta ou muito intensa.

 

Eczema de Estase

 

É quando ao redor das feridas de úlcera venosa* surgem áreas de alergia diagnosticadas como eczema.

 

*Úlcera Venosa: se apresenta na forma de uma ferida nas pernas e/ou pés em consequência da dificuldade do sangue voltar para o coração. As úlceras são feridas abertas fundas nos membros anteriores, pouco dolorosas, que demoram a cicatrizar. Geralmente são acompanhadas de varizes, inchaço e manchas marrons nas pernas. Pode haver inflamação, com vermelhidão e presença de secreção purulenta. Esta doença se manifesta por predisposição genética, mas também em pessoas sedentárias e obesas.

 

Eczema Numular

 

Doença que atinge principalmente adultos idosos, causando o ressecamento excessivo da pele. As características deste eczema são as lesões arredondadas, avermelhadas, com pequenas bolhas e posterior formação de crostas. Acompanha-se de coceira e atinge principalmente as pernas, antebraços, dorsos das mãos e dos pés. A doença tende a ser crônica, podendo formar novas lesões ou reativar lesões que haviam regredido.

 

O eczema pode ser

 

  • Agudo: contato da pele com ácidos fortes

  • Crônico: contato da pele com sabões e detergentes diariamente

  • Alérgico: contato com substância estranha ao organismo, que desencadeia uma resposta imunológica para combatê-la

 

Dicas

 

  • Hidratar a pele pós-banho

  • Evite banhos quentes e o uso excessivo de sabões

  • Evite o contato com substâncias irritantes que desencadeiam o eczema

Rua: Rodrigues da Cunha, 92 Bairro: Martins - Uberlândia - MG Fone: (34) 3236-8151 - derma@marianehanna.com.br