Ceratoses

 

É a hipertrofia da epiderme, da qual resultam asperezas e calosidades.

 
Ceratoses Actínicas (Ceratose Solar)
 

São lesões que surgem na face, couro cabeludo (calvos) e dorso dos braços e das mãos com aspecto avermelhado, descamativo, manchas de cor escura e rugosas ou lesões ásperas, bastante elevadas e endurecidas e são resultado do efeito acumulativo do sol sobre a pele. Dica: Por serem lesões pré-malignas, as quais podem se transformar em câncer de pele, dever-se procurar um dermatologista para tratar precocemente as ceratoses.

 

Ceratose Folicular ou Pilar
 

Alteração da última camada da pele, formando “rolhas” nas aberturas dos folículos pilosos. Acomete a parte externa dos braços e das coxas com “bolinhas” endurecidas nas aberturas dos poros o que causa retenção da secreção sebácea, podendo inflamar e deixar manchas escuras. Dica: Evitar o uso de roupas apertadas, principalmente tecidos sintéticos.

 

Ceratose Seborréica
 

São lesões benignas da pele que aparecem na face e no tronco. São arredondadas ou ovalares de coloração marrom ou negra. Inicialmente planas, tornam-se elevadas e podem adquirir grande dimensão. A consistência da lesão é mole e possui aspecto verrugoso. Acomete pessoas a partir da meia idade e é bem frequente em idosos.

Rua: Rodrigues da Cunha, 92 Bairro: Martins - Uberlândia - MG Fone: (34) 3236-8151 - derma@marianehanna.com.br