Alopécias (Calvíce e Queda de Cabelo)
A alopécia é uma reação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, sem inflamação ou cicatrizes. Existem muitos tipos de queda de cabelo devido a alterações como anemia, doenças da tireóide, regimes violentos, traumas cirúrgicos, estresses emocionais, entre outras.
A queda continuada dos cabelos leva à calvície, mais comum nos homens, que é a ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça. As mulheres, principalmente após a menopausa, podem ser atingidas, porém não chegam à calvície total, geralmente os pelos diminuem e se tornam mais finos.
Alopécia Areata
É uma doença que causa a queda repentina dos pelos nas áreas afetadas, sem alteração da superfície cutânea, que não apresenta qualquer sinal inflamatório. A alopécia areata atinge qualquer região pilosa, como o couro cabeludo, a área da barba, cílios e outras.
A queda dos pelos pode evoluir, atingindo todo o couro cabeludo (Alopécia Total) ou mesmo, caindo todos os pelos do corpo (Alopécia Universal).
Possíveis Tratamentos
-
Medicação para o controle da queda de cabelo indicado por um médico dermatologista.
-
Mesocapilar: procedimento com a aplicação de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo também indicado pelo médico dermatologista.
Importante
Os tratamentos devem sempre ser indicados e acompanhados por um médico dermatologista.
Dica
Evite lavar os cabelos com água quente, pois a oleosidade aumenta, favorecendo a queda dos cabelos.