Acne
O que é acne rosácea?
É uma doença inflamatória crônica que atinge principalmente a região central da face. Ela geralmente atinge adultos após os trinta anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres. A predisposição pessoal, alterações gastrointestinais e pele danificada pelo sol estão entre as principais causas desta doença. O quadro de alguns pacientes pode piorar mediante frio intenso, sol e o consumo de café, álcool e pimenta.
O que é acne solar?
Se apresenta em forma de erupções que atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros superiores e que surgem poucos dias após a exposição intensa destas áreas ao sol. Ela pode ser evitada com a utilização de filtros solares sem óleo (oil free), aplicadas antes e durante a exposição solar.
Dicas sobre acne
-
Trate a acne assim que ela mostrar os primeiros sinais, evitando maiores sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais.
-
É essencial controlar a oleosidade da pele no tratamento da acne.
-
Não use remédios indicados por pessoas leigas, o médico dermatologista é o profissional capacitado para orientar o tratamento.
-
Quando necessário, o paciente de acne deve ter suporte psicológico, pois o lado emocional não deve ser menosprezado.
-
Paciência, o tratamento é longo, nunca menos que seis meses.
Mitos sobre acne
-
Uma espinha espremida pode virar câncer de pele? Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele.
-
A alimentação causa espinhas?A alimentação pode influir no curso da acne apesar de não ter participação na causa da doença. Em algumas pessoas que já sofrem de acne, é comum ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos do tipo: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e gorduras animais.
-
As fitas adesivas para tirar cravos funcionam? Elas funcionam apenas naquelas pessoas que tem cravos grandes, com ponta preta exposta.
-
O sol melhora as espinhas? Apesar de apresentar uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.
Uso da Isotretinoína (esclarecimentos principais do medicamento)
-
A Isotretinoína possibilita a cura da acne, com excelentes resultados em 90% dos casos, evita anos de tratamento convencional, melhora qualidade de vida do paciente e previne cicatrizes antiestéticas, físicas e emocionais.
-
A Isotretinoína não pode ser ingerido junto com a vitamina A ou com o antibiótico tetraciclina.
-
Mulheres com ovários policísticos são mais resistentes ao tratamento.
-
A Isotretinoína elimina a acne, mas não elimina suas cicatrizes.
-
Antes de utilizar Isotretinoína, médico e paciente devem assinar um “Termo de Consentimento Pós Informado”, estipulado pelo Ministério da Saúde como prova de que ambos estão cientes dos efeitos teratogênicos do medicamento.
-
Não é possível amamentar e doar sangue durante o tratamento e após 30 dias de seu término.
-
Justamente por causar má-formação fetal, medidas contra gravidez são imprescindíveis durante o tratamento: as mulheres não podem estar grávidas nem engravidar até um mês após o uso do medicamento. Mulheres em idade fértil ainda devem se comprometer a utilizar dois métodos anticoncepcionais.
-
Não é permitido submeter-se a tratamento facial como dermoabrasão e peeling a laser por, no mínimo, seis meses após o termino do tratamento.
-
É preciso evitar exposição solar direta e deve-se usar chapéu, filtro ou bloqueador solar em gel.
-
Não ingerir Isotretinoína com outros medicamentos, exceto se houver recomendação do dermatologista.
-
Não abusar de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
-
Evitar depilações químicas durante o tratamento, já que a pele fica mais ressecada e sensível.
-
Em caso de dores musculares e nas juntas, deve-se consultar o médico.